Dermatite Atópica e De Contato

Home

   Dermatite
           Atópica

Conceito
Epidemiologia
Manifestações Clínicas
Imunopatologia
Tratamento
Artigos

   Dermatite
           de Contato

Conceito
Epidemiologia
Manifestações Clínicas
Imunopatologia
Tratamento
Artigos

   Créditos
Quem Somos



 

Conceito - Dermatite de Contato

A dermatite de contato é um processo inflamatório na pele causado por um ou mais agentes exógenos, que direta ou indiretamente lesam a pele, ou seja, é devida ao aparecimento de sensibilidade a substância em contato com a pele. É uma reação tipo celular-imediata. A lesão pode ser causada por uma característica inerente de um composto- dermatite irritante de contato (DIC).

Os agentes que causam dermatite alérgica de contato (DAC) induzem uma resposta imune antígeno-específica.As lesões clínicas da dermatite de contato podem ser agudas(úmidas e edematosas) ou crônicas (secas, espessadas e descamativas), dependendo da persistência da agressão.

A forma mais comum da dermatite de contato é o eczema das mãos, freqüentemente relacionado com exposições ocupacionais. A dermatite de contato correlacionada com a ocupação representa uma proporção significativa das lesões induzidas pelas ocupações, acometendo mais de 60.000 pessoas ao ano nos Estados Unidos. Quando a dermatite de contato responde à mecanismos imunogênicos, chama-se dermatite de contato alérgica. Quando responde à mecanismos não-imunogênicos, chama-se dermatite de contato irritativa.

Em relação à exposição à luz solar, a dermatite de contato pode ser fotoalérgica ou fototóxica (por exemplo quando há um fator precipitante como o limão, causando uma fitofotodermatite)

..:*: :2005 © Site Desenvolvido por Windshrine.net ::*:..